fbpx

Com o objetivo de incentivar o voluntariado para a doação de sangue no Amazonas, será realizada neste sábado (18), com o apoio da Distribuidora Atem, a campanha das Superdoadoras. Das 7h às 16h, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) estará fazendo a coleta junto aos doadores em sua sede, localizada na avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Este número representa um percentual um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no entanto, é bem inferior aos 5% alcançados por países europeus.

Outro dado relacionado à coleta preocupa os hemocentros: no fim de ano, período em que ocorrem festas e muitos doadores viajam, existe a tendência de queda na taxa de doadores de sangue. Por outro lado, a demanda costuma crescer nesta época, daí a importância de campanhas que incentivem o voluntariado.

“A Atem abraça o movimento de voluntários na doação de sangue, pois entendemos que esta é uma causa nobre e que salva vidas. Apoiamos a campanha das Superdoadoras há várias edições, e ficamos muito felizes pelos ótimos resultados alcançados no número de doadores”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação da Distribuidora Atem, Monique Lasmar.

A fonoaudióloga e coordenadora do grupo Superdoadoras, Silvana Reis, explica que, apesar do nome, a campanha é aberta a doação de homens e mulheres. “No Brasil, menos de 33% dos doadores de sangue são do sexo feminino, com a campanha queremos motivar as mulheres a doarem sangue, não tem isso de sexo frágil. E a gente tem conseguido levar mais mulheres a cada campanha”, comemora. Ela explica que as Superdoadoras são um grupo de voluntários que, desde junho de 2019, tem como objetivo salvar vidas através da divulgação da importância da doação de sangue, captação e sensibilização de novos doadores.

Quem pode doar sangue – Para doar sangue é necessário seguir alguns requisitos básicos: estar com boa saúde e bem alimentado; ter peso a partir de 50 quilos; estar munido de documento de identidade oficial com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, as pessoas com idade entre 16 e 17 anos também podem doar, com a autorização e presença dos pais ou responsáveis; e pessoas com idade entre 60 e 69 poderão doar sangue, desde que a primeira doação tenha sido antes dos 60 anos. A coleta dura entre cinco e quinze minutos.