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Abrir um posto de combustível envolve muitas burocracias, mas fique tranquilo!
Neste artigo você irá descobrir todos os processos e documentos necessários para ser um revendedor de combustível de sucesso e levar seus negócios ainda mais longe com a Atem.

MAS PRIMEIRO, CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER UM REVENDEDOR ATEM:

Além de revender combustível de qualidade comprovada, veja as principais vantagens de ser um revendedor da rede de postos com uma estrutura logística completa para levar os seus negócios ainda mais longe:

Rede de Postos

A rede de postos Atem possui estrutura moderna para atender aos clientes com conforto e segurança. Com um trabalho cuidadoso de design e arquitetura, o projeto transmite credibilidade, confiança e destaca-se pelo visual diferenciado, tanto na cidade quanto nas estradas.

Logística diferenciada

A Atem dispõe de uma complexa infraestrutura de distribuição e armazenamento nas diversas regiões em que atuamos, o que garante que o produto chegue até você, com qualidade e segurança.

Muito mais que combustível

Por isso, a rede conta com as lojas de conveniência Akitem, bem equipadas com bebidas, lanches, artigos de higiene pessoal e caixa eletrônico, conforme a necessidade e preferência do revendedor, além de lojas variadas e boxes de serviços automotivos e pessoais.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABRIR UM POSTO ATEM.

Primeiro passo: identifique se o ponto é comercial e se o imóvel pode ser um posto. Para isso, é necessário emitir a certidão de uso e ocupação do solo na prefeitura. Este documento pode mudar de nome de acordo com a região ou localidade, no entanto, o procedimento para emissão é o mesmo:

– Ir à Junta Comercial, para obter o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE);

– Solicitar na Receita Federal do Brasil, para obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

– Secretaria de Fazenda Estadual, para obter a Inscrição Estadual;

– Alvará de Funcionamento (é necessário verificar se é possível, pelas leis da cidade, instalar um posto de combustível no local pretendido).

– Licenças Ambientais:
A lei que regulamenta a licença ambiental é a publicação 6.938/1981, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e a de prevenção e controle da poluição, resolução 273/00 do CONAMA.

– Licença Prévia:
Garante que o empreendimento está adequado ao local onde será instalado.

– Licença de Implantação:
Autoriza que o projeto de implantação seja realizado. 

– Licença de Operação:
Autoriza o posto a começar a funcionar.

– Licença da ANP:
Todas as empresas que lidam com combustíveis devem possuir uma licença da ANP.

– Alvará do Corpo de Bombeiros.

– Certificado Nacional de Borda Livre, para posto flutuante.

– Baixa de empresa antecessora.

– O formulário eletrônico do Sistema de Registro de Documentos de Postos Revendedores, com certificado digital.

ATENÇÃO:
A licença da ANP pode não sair se o proprietário do posto tiver uma pendência com o órgão nos últimos 5 anos.

PREPARADO PARA SER UM REVENDEDOR ATEM?