fbpx
Seja bem vindo ! Aproveite as oportunidades e vá mais longe nos negócios!
Seg - Sex: 07:00 - 17:00
Atendimentos personalizados
Rua Pajurá 103 Vila Buriti
Manaus - Am
(92) 2125-0050
Sem categoria

Dúvidas e curiosidades

By 18 de agosto de 2019 No Comments

1) De que é formado o petróleo?

R= O petróleo é formado por hidrocarbonetos, ou seja, moléculas de hidrogênio e carbono que podem ser parafínicos, naftênicos e aromáticos. E pequena quantidade de contaminantes como enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais. O petróleo crú não tem aplicação direta. (MARIANO, 2001)

2) Qual é a origem do petróleo?

R= Existem várias teorias, a mais aceita é a teoria orgânica “que diz que o petróleo surgiu da decomposição dos restos de animais e vegetais que se decomporão aos milhões de anos, sofrendo ação do intemperismo” (PGT, 2010).

3) De onde é retirado o petróleo?

R= A exploração do petróleo é realizada pelas plataformas terrestres ou marítimas. O petróleo crú é encontrado sempre com gás e água salgada e ocorrem em folhelhos, conglomerados ou mesmo em rochas ígneas e metamórficas (JUNIOR, 2012).

4) De onde vem os combustíveis?

R= Os combustíveis gasolina, diesel, óleos, gás de cozinha e outros são retirados do petróleo bruto, através do processo de refino realizados nas refinarias (PETROBRAS, 2002).

5) Quais os principais produtos veículares retirados do petróleo?

R= Os principais são gasolina, diesel, gás liquefeito do petróleo, óleos leves, óleos pesados e asfalto (PETROBRAS, 2002).

6) Quais os principais combustíveis e as diferenças entre eles?

Gasolina Comum – possui entre 26% e 28% de álcool anidro combustível. Aditivada – possui entre 26% e 28% de álcool anidro combustível, contem aditivos que agem como detergente e dispersante limpando por onde a gasolina passa no motor. Premium – gasolina com maior quantidade de octanas. Etanol – álcool combustível, proveniente da cana na concentração mínima de 92,5 e máxima de 94,6 INPM. Diesel S-10 – Possui 10 ppm de enxofre e ainda 7% de biodiesel. S-500 – Possui 500 ppm de enxofre e ainda 7% de biodiesel. Gás Natural Veicular Combustível mais puro encontrado nas bombas dos postos e é também o mais em barato.

7) Quais os principais combustíveis utilizados nos veículos?

Gasolina, diesel, etanol e gás natural veicular. Para analisar a distribuição de combustíveis utilizada dentro do setor rodoviário, o gráfico abaixo foi plotado usando dados obtidos no Balanço Energético Nacional no site do Ministério de Minas e Energia do Brasil (REIS, 2016).

8) Diferença do diesel S10?

R= Além do baixo teor de enxofre, esse combustível tem alto número de cetano (48 no mínimo), uma faixa estreita de variação da massa específica (820 a 850 kg/m³) e uma curva de destilação com a temperatura dos 95% evaporados de no máximo 370ºC. Essas propriedades também conferem benefícios na combustão e na partida a frio dos motores Óleo Diesel S-10, disponível a partir de janeiro de 2013, com teor máximo de enxofre de 10mg/kg (ppm = partes por milhão) foi desenvolvido para atender aos requisitos da mais nova geração de motores diesel que foram projetados para emitirem menores teores de material particulado e NOx do que os produzidos até dezembro de 2011.

9) Diferença da gasolina aditivada?

R= Sua composição contém detergentes e dispersantes que garantem limpeza e eficiência, possui a cor verde.

Eliomar Passos

Gerente de Qualidade 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

MARIANO, Jacqueline Barbosa; environmental impacts of petroleum refining. February. 2001.

PGT – Petroleum Geoscience Technology. Geologia do Petróleo 2010.

JUNIOR, Gilvan. (Engenharia Química – UFS) (Tecnologia em Petróleo e Gás – UNIT). Curso Prático & Objetivo Direitos Autorais Reservados. 2012. PETROBRAS, processos de refino, curitiba. equipe petrobras petrobras / abastecimento, 2002.

REIS, Marcela Tartaglia, Análise do Consumo de Combustíveis Líquidos e Emissões no Setor de Transportes no Brasil / Marcela Tartaglia Reis – Rio de Janeiro: UFRJ/ ESCOLA POLITÉCNICA, 2016.